Monday, June 17, 2013

Porquê correr?

Nos dias que correm e com toda a crise e dificuldades que se sentem, é dificil manter a nossa motivação em alta.
Porque não arranjar um desafio, algo que nos faça ter uma meta, nos mantenha ocupados e nos traga vitórias pessoais? Podemos arranjar um mar de ocupações que cumpram estes requisitos desde que sejamos realistas. Não vale a pena criar um objetivo irreal, que não tenhamos meios para lá chegar, quer fisicos, quer financeiros.
Dai a minha “re”paixão pela corrida. Apesar de nunca ter deixado de lado esta atividade, ficou em segundo plano, perdendo para as bicicletas e para o ginásio.
Este ano, meio impulsionado por um brinquedo novo, o meu Garmin, por falta de tempo para o ginásio e companhia para andar de bicicleta, dediquei-me novamente ás corridas. Não tenho por objetivo chegar primeiro, ou bater o recorde do km mais rápido…
Este é um dos principais motivos de desistencia para quem se inicia nesta atividade. Conhecem sempre alguem que corre mais, e entram em comparações, das quais saem sempre a perder. E ganha a desmotivação
Alguns conselhos:
·         Se só conseguem correr 1 km, não queiram logo correr 10… tentem primeiros os 3… e quem sabe, depois os 5. Sintam-se confortáveis, não interessa o tempo que fazem nem quanto demoram a lá chegar, seja um mês de treino, sejam 3!
·         Não se deixem ir abaixo, quando no nosso grupo de amigos, alegremente contamos a nossa vitória do dia, e logo se ouve uma voz “Isso? Eu faço o dobro em metade do tempo!”. Não desesperem, alguem vai também pensar, apesar de não o dizer, “nem metade consigo, quem me dera…”!
·         Arranjem equipamento de qualidade, confortável e adquado ao que fazem. Existem muitas lojas que oferecem a preços acessiveis roupas e calçado técnico. Faz toda a diferença ir concentrado na corrida, em vez de dividir o nosso esforço, com aquela dor no pé, ou a t´shit “ensopada” que nos faz gelar.
·         Se conseguirem arranjar um companheiro de aventura, de preferencia que partilhe o nosso objectivo e ritmo, ainda melhor. Os quilometros ficam mais curtos… se não tiver essa sorte, compre um MP3, com muita musica alegre e com ritmo!
·         Tome sempre nota das suas corridas, distancia e tempos. Temos sempre a sensação que não evoluimos, porque a nossa memória  é curta. Quando compararmos treinos com distancia de meses ou semanas, temos surpresas agradáveis. Já nos tinhamos esquecido de como eramos realmente mais lentos e que faziamos menos quilometros.
·         Finalmente, crie rotinas com antecedência, os dias que pode correr, quantos quilometros vai fazer e a que velocidade. Se tiver que adiar, mal tenha oportunidade, retome o seu esquema.
·         E acima de tudo, ouça o seu corpo. A corrida deve ser feita com prazer e não em sofrimento. Vai muito rápido e em esforço? Abrande, desfrute… amanhã é outro dia!



Boas corridas!
24

No comments: