Tuesday, May 28, 2013

Correr 21 aos 42 parte II


Algures em Fevereiro, a ideia de correr uma meia maratona, começou a tomar forma. Sentia cada vez mais que podia passar da vontade á realidade. Faltavam alguns pormenores, tais como “Onde” e “Como”…
Onde, acabou por ser fácil, a Meia Maratona do Douro Vinhateiro em Maio, com um percurso plano e que já ia na sua oitava edição.
E o como? Como se treina para uma meia maratona em menos de três meses? Não estava fácil… Livros, muito poucos… internet, algumas barbaridades!
Mas depois de muita pesquisa encontrei um grande aliado! O Site http://my.asics.pt/ deu-me uma grande ajuda. Com algumas informações que nos pede, apresenta-nos um plano de treino ajustado ao nosso tempo disponivel, ao nosso ritmo e forma e ao objectivo a alcançar. Básicamente é composto por quatro fases:

  1. Uma fase de adaptação á corrida, com treinos ligeiros e a um ritmo baixo.
  2. De seguida, uma fase de “consistência”, com um aumento de quilometragem e ritmo.
  3. Depois começou a “doer” com corridas longas (12, 15 e 18 km) e com menos tempo de descanso entre    elas.
  4.  Finalmente a descompressão, na ultima semana, com uma corrida curta a ritmo de competição e duas de verdadeiro jogging. E depois…. TUNGA, pega lá 21 KM!
Ao longo dos treinos e apesar de ter um plano a seguir, foi importante sentir  e reagir, mais ainda do que seguir á risca. Apesar das indicações que variavam entre ritmo lento, confortável e de competição, em cada corrida, fui adaptando quer a distância quer a velocidade á minha “disposição”. Por vezes, ritmo de competição era 5m30s/hora, outras vezes 5m15s/h. Algumas vezes, distâncias de 8 km passaram a 10km e as de 12km passaram a 10km.
Nunca forcei em momento algum, porque acredito que exercicio deve ser um prazer e não um sacrificio. Devemos ter objectivos a atingir, mas que estejam ao nosso alcance.
E assim sendo, depois de 19 treinos, 198,6km, 18 horas e a um ritmo médio de 5m34s/ km, parti para a aventura com tês objectivos:

  • Acabar a meia maratona.
  •  Acabar antes das 2 horas de prova.
  • E não acabar a comer comida de hospital!

Será que consegui?

3551

No comments: