Tuesday, July 28, 2009

Festival Força Aérea 2009


Sabem o que aconteceu no dia 22 de Junho de 2009?
NÂO?
Parece impossível… foi o 57º Aniversário da Força Aérea Portuguesa!
E nós estivemos lá. Nós, eu e a Sónia e mais alguns milhares de pessoas.




Num dia cinzento, por vezes assustadoramente cinzento, a nossa FAP, mostrou o que têm de melhor, cruzado com algumas relíquias guardadas no museu do ar, que está em parte na Base Aérea de Sinta, e o resto em Alverca.


Então tivemos direito a:
Primeiro um exercício bem realista e actual. A preparação de um local para extracção de um grupo de refugiados.
Primeiro os F16 vieram e bombardearam.


De seguida um C130 aterrou num espaço muito reduzido, desembarcando uma força de intervenção para assegurar a segurança do local.

Depois veio uma coluna blindada com os refugiados.

Mal estes ficaram em segurança na aeronave, os maus dos rebeldes atacaram. Claro que bem ao estilo dos filmes americanos, levaram uma valente sova, não sem antes ferirem um dos nossos que acabou evacuado de helicóptero…




De seguida veio um P3 Orion mostrar que apesar do tamanho consegue fazer umas manobras dignas de corar um F16… E só com um motor. Umas das capacidades deste avião é trabalhar apenas com os motores que precisa podendo desligar os outros. E sem cair, o que é MUITO importante!


Estava na altura do Eh 101, a nova coqueluche de Helicópteros, mostrar o que realmente é fazer piruetas!!!




Depois para adoçar o bico à malta vieram uma Série de Aviões, alguns deles já a gozar a sua reforma, vestindo a roupa de Domingo e saindo só para a malta nestas ocasiões.


Dornier 27:

Blériot XI e o belo do Morane H. Quando eles passaram por nós a primeira vez, empurrados, houve logo apostas se voavam ou não...
Voam e de que maneira!!!

Os nossos gloriosos Chipmunk apareceram em formação. Destes aviões sairão os futuros pilotos da nossa Força Aérea.


E o Lynx?
Estava na altura da nossa Marinha dar um ar da sua graça e aproveitar para mostrar o que sabe fazer melhor.
Fez uma simulação de salvamento e mais algumas manobras para mostrar o que é voar.

Bem ao estilo do Red Bull Air Race, apareceu o Extra 300 para fazer umas manobras acrobáticas que devem ter cortado a respiração a muita gente. E principalmente ao piloto, que com tantas voltas e reviravoltas, nem sei como conseguiu aterrar direito…


Para dar um ar internacional, os nossos vizinhos enviaram o Eurofighter, um caça cheio de energia, força e capacidade de manobra.
Ainda sacou alguns aplausos e AHHHHH's!
Mas aplausos mesmo, mesmo, mesmo e AHHHHHH's a valer, estavam reservados para as nossas Patrulhas Acrobáticas Rotores e Asas de Portugal, que mais uma vez se exibiram a um grande nível, com bailados, cruzamentos e figuras desenhadas no céu.


As nuvens estragaram a visibilidade do coração que os Asas sempre desenham nos céus para nós, mas nem isso estragou a festa. Um aplauso de ensurdecer e merecido foi-lhes dado, quando aterraram e pararam mesmo em frente á malta.
De ficar arrepiado!
E agora é só esperar pelo dia 12 e 13 de Setembro.
Eles vão andar à solta outra vez, nos céus do Porto.
Red Bul Air Race, nós lá estaremos...
Ou não.

No comments: