Wednesday, October 10, 2007

A caminhada do nosso descontentamento.



Antes de mais, não se deixem levar pelo título.

As lagoas de Bertiandos, na zona de Ponte de Lima, são um local que merece ser visitado e preservado. Fazem parte de um ecossistema que está a ser fortemente pressionado pela acção humana. E lá vai resistindo e sobrevivendo...

Nós é que iamos com vontade de fazer Kilometros, desbravando mato. E optamos pelo percurso com maior duração... que afinal era feito grande parte pelo alcatrão. Nada do que estavamos á espera. Mesmo assim, mal desistimos do percurso e nos metemos por caminhos alternativos, não só descobrimos a beleza das lagoas, como conseguimos sujar um bocado as botas, não é RUI?


Domingo, dia 7 de Outubro, e combinado quase de véspera, lá nos juntamos 4 corajosos, para mais uma aventura... Destino - Lagoas de Bertiandos e o PR 5 , com uma distância de 12Km. O traço a negro. Sim , só 12, porque a boa forma... Uiiiiii!!!

E aqui estamo nós, todos um pouco DAHHHH!!!


Na esquerda a Filipa, a olhar fixamente para a câmara... Sim, porque ela vai precisar de usar óculos. Mas eu não vou dizer a ninguém, descansa...

A seguir o Rui, versão, Olha-como-faz-o-meu-gato-quando-olha-para-mim... ou seja o exemplo do verdadeiro Dahhh.

Em terceiro, apesar da camisola amarela, a Sónia, a única com ar normal. Bem, quase normal.

E no fim eu, Ricardo, a concorrer directamente com o Rui, para o primeiro lugar do verdadeiro ANORMAL...

Primeira luta do dia foi tomar um café. Depois de algumas voltas pelo local, a Sónia resolveu parar e perguntar a duas senhoras onde havia um café...
Resultado:
O mais perto, mesmo ali ao lado, aquela hora ainda nem devia ter a máquina ligada. O outro mais longe um bocado, já devia estar operacional...

Agradecemos a simpatia das Senhoras e lá fomos em busca da cafeína pedida.

Bem, o dito cujo tinha um aspecto, assim um bocado pró rústico, tipo tasco!

Nem paramos, toca a procurar outro. Que nos apareceu mais á frente. Enquanto nos regalávamos com os nossos cafés, e a Filipa com uma torrada, assim parecida com uma tosta (um bocado espalmada e tostada), os locais estavam em pleno ritual de beber a sua cervejinha...

Lá foram as meninas á casa de banho e seguimos caminho.

De novo no início da nossa aventura, toca a carregar o material e diz a Filipa, com a maior das calmas...
-"Esqueci-me da máquina fotográfica na casa de banho do café..."

E todos nós, na maior das calmas, rindo-nos como perdidos, voltamos ao café para a ir buscar. Onde ela, calmamente esperava por nós.
E assim conseguimos começar a caminhada. Muito bem sinalizada, diga-se já.

Primeira parte em alcatrão, onde já tinhamos passado a primeira vez ao chegar, a segunda á procura do café, a terceira a voltar, a quarta a ir buscar a máquina e, pffffffffff, a quinta para chegar novamente!!! Vá lá que desta foi a pé.

Ainda assim, encontramos uma linda ponte, com um rio de águas límpidas, com um velho moinho em excelente estado de conservação.


Paramos para as fotos do costume, uma investigação mais atenta do local, e voltamos ao caminho. Ainda tinhamos mais alguns Quilómetros pela frente.

E imaginem, por onde era o caminho?
Isso, pelo alcatrão!!!

De repente, surge-nos um cão Enorme e Feroz!

A Sónia, qual Joana D´Arc, enfrenta-o e livra-nos a todos de uma morte horrível aos dentes do temível animal.

Aqui fica a foto do exacto momento que a fera se retira derrotada, pelas imensas festas feitas pela nossa salvadora...



Sem duvída, este foi um dos momentos mais ternos da nossa caminhada...

Passo a passo, os pés a escaldar no alcatrão e já se sentia alguma revolta no ar. Passear pela estrada não era bem a nossa ideia...

De repente surge-nos do nada, algo que achamos, que ou seria uma rotunda, ou um monumento no meio da estrada. Aqui o Rui ganhou mais uns pontos no ranking do perfeito anormal.

Olha para ele, absorto, isso mesmo, a palavra exacta, absorto, a olhar para o dito cujo...

Destacadissímo no primeiro lugar!!!

E não contente, ainda ganha mais alguns pontos, quando nos surge uma pequena comporta num canal de rega e ele saca do verdadeiro "Os camionistas são nossos amigos!"

Aqui foi o verdadeiro momento da revolta!

Fartos de alcatrão, abandonamos o PR5 e seguimos pelo primeiro caminho que apareceu, e ai sim, a caminhada começou.


Quais aventureiros, seguimos sem rumo e sem destino, perdidos pelo mato cerrado dentro.

Isto até seria verdade, se não fosse o facto de termos um Gps, estaram constantemente a aparecerem indicações de todos os outro percursos, os quais fizemos ou parcialmente ou totalmente e nunca termos perdido de vista a Lagoa.

De repente encontramos os restos de uma ponte romana. Ainda andamos á procura do Axtérix e do Obélix (sim porque onde há romanos, estão eles, claro) que não encontramos com muita pena, e eu resolvi empatar com o Rui para o perfeito anormal...

Olha eu a imitar os romanos a passar pela ponte, mesmo antes de levar umas valentes bofetadas dos nossos amigos gauleses, que de certeza andavam por ali escondidos a caçar o seu javali... ou não!

Falando em javali, estava mesmo na hora de confortar os nossos estomâgos. E descobrimos um restaurante com um aspecto fantástico. Toca a parar e comer. Aqui a Sónia, ainda tentou diminuir a distância para o mim e para o Rui, destacadíssimos no primeiro lugar, com esta cara ameaçadora de

"tiras a foto para eu poder comer á vontade, com a boca aberta e a baba a escorrer-me pelos beiços?"

Nem chegou perto da liderança!

Ainda ficamos a observar um bocado a paisagem da logoa, sim porque este restaurante, quando fecha, transforma-se num posto de observação!!!

Toca a retomar o caminho e de PR em PR, lá fomos caminhando em direcção ao fim da nossa viagem.

A Filipa, a tal que precisa de óculos, mas que eu não vou dizer a ninguém, depois da tentativa da Sónia em subir alguns lugares na nossa competição privada, resolveu chocar contra todos os ramos que estavam pendurados das arvores, e que todos nós evitamos... Sabes, os óculos?

Mesmo assim, por unanimidade o Rui e eu próprio, ficamos em primeiro lugar!!!

Mais um dia bem passado, mais uns quilómetros no papo, mais algumas gargalhadas.

Fica aqui a ultima imagem e o site para quem quiser "espreitar".

www.lagoas.cm-pontedelima.pt/

No comments: