Thursday, March 29, 2007

Porto tour by Bike

E no dia 24 de março de 2007, que fizemos nós?
Não é que adivinharam?
Fomos andar de bicicleta. E encontramo-nos, em ponto, ás 9H (em ponto e mais uns minutitos... 35... opsss!) na... tambem já adivinharam? Isso mesmo na Bp.
Desta vez tinhamos um desafio diferente. Sair das ruas labirintícas de Gaia e passear pelo Porto, aproveitando o seu relevo quase plano. Pelo menos foi isso que dissemos a malta, para não haver logo desistências.
Isto foi tudo estudado, recorrendo ás mais recentes tecnologias!!! Olha aqui o google earth!!
O finíssimo traço a vermelho foi o nosso percurso.


Arrancamos, curva para a esquerda, curva para a direita, coisa e tal, desce, sobe e... primeira paragem.
Não, o Pedro ainda não tinha partido nada da bicicleta. Foi um telefonema de um dos nossos membros que tinha perdido a luta com a almofada. E com razão, ela é branquinha e fofinha. Que se pode fazer?
E descemos feitos loucos pelas ruas da afurada, sempre á espreita dos radares da policia. Mais de 60km, já dá multa dentro da cidade.
Cais de Gaia (ninguém caiu, o Pedro ainda não se tinha perdido, nem partido a bike.) e ponte de D. Luis, o tal que tirava a caca do nariz, dizem. Eu nunca vi!
Curva dificíl a esquerda e andava um camião dos Bombeiros a ver por onde podia passar, para entrar na zona histórica. Mais acima, já lá estava outro. Sem sombra de dúvida, deviam andar á procura de um bom restaurante para o almoço de domingo. Que, espero eu, não tenha sido churrasco...
Conhecem a rua Mousinho da Silveira. Aquela que desce muito?
E sobe como o caneco... e no cimo? A fantástica estação de S.Bento (http://www.portoturismo.pt/visitar_porto/que_visitar/estacao_sbento.asp),
que muito se deve ter rido com as nossas caras de esforço!
E de surpresa, quando o Jorge virou para a Sé (http://www.ippar.pt/monumentos/se_porto.html).
Isso, aquela que fica ainda mais acima. Quer dizer, a subir mais...
Depois de consultarmos o nosso Gps (" Ó Jorge, para onde vamos agora?"), arrancamos em direcção á Praça da Batalha (http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=131), onde o nosso grupo andou ás voltinhas para não arrefecer,
enquanto Eu, qual turista japonês tirava umas fotos ao nosso teatro S. João (http://www.tnsj.pt/), á praça e aquela linda Igreja de S. Ildefonso, onde o Pedro recordou, um pequeno tombo que tinha dado nas escadas da dita cuja... Sim, ele ainda não se tinha perdido e a bicicleta estava inteira. Ainda...
Subimos S. Catarina, que, para nosso espanto, estava em obras!!!
Pela décimacentéssimamilionéssima vez....
Passamos pelo mitíco mercado do Bolhão (http://porto2001.iscap.ipp.pt/prt2001_monumentos/mercadobolhao.html), que afinal não caiu com as obras do metro (diz-nos o Pedro, que percebe disto, que se alguém tira uma chicla velha que está colada entre duas pedras... Vai ser a desgraça, o horror...) e lá demos de caras com a estação da Trindade, um belo edifício moderno, mas que não chega aos calcanhares da Casa da música. Pelo menos foi acabado a tempo!!!
E descemos em direcção á Câmara Municipal (http://www.cm-porto.pt/), e ao que foi em tempos o salão de festas da cidade, a bela Avenida dos Aliados (http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=130).
Agora espaço não lhe falta. Sem arvores, bancos, sombra, vida... Vá lá, tem autocarros e cimento que nunca mais acaba.
Estava a malta toda contente pela descida e... tunga o Gps, vira para a torre dos Clérigos, aquela que está no CIMO da rua dos Clérigos...(http://www.portoturismo.pt/visitar_porto/que_visitar/igreja_torre_clerigos.asp)
Esta pelo menos continua bela e imponente. O mesmo não se pode dizer do espaço em frente á antiga Cadeia da relação (http://www.cpf.pt/edificio.htm). Deu lugar a mais uma bela praça de ... cimento. Hoje ainda lá estava a feira das flores que lhe dá cor, vida e movimento. Fora disso...
O jardim da Cordoaria, não se importou que lhe tivessemos passado com as rodas por cima e não pregou fintas a ninguém. Têm lá pelo meio uns carris estranhos. Para que será?
E demos de caras com o Hospital de S. António. Aqui todos desperdiçamos uma boa oportunidade de nos mandarmos para o chão, ou quem sabe para baixo de um carro. Éra fácil demais, ali com os primeiro socorros tão perto!
E surge logo ali o nosso Gugganheim, mais conhecido como Museu Soares dos Reis. Que apesar da parecença do nome, não era onde antigamente os Reis iam Suar, ou soar, como se escrevia dantes...
Entramos no Palácio de Cristal (http://amen.no.sapo.pt/jardins_do_palacio_de_cristal.htm), para dar uma voltinha pelos seus Jardins, felizmente bem conservados. Aqui, ainda recordamos o tempo que haviam uns animais, principalmente um leão que fazia as delicías da malta.
E toca a subir mais um pouco, em direcção á rotunda da Boavista, ou seja, Praça Mousinho de Albuquerque e o seu monumento á Guerra Peninsular
E se o relógio não perdoa, o chefe tambem não. Sim porque o domingo não é sempre que um homem quiser, é quando calha na escala de trabalho.
Toca a rumar a Gaia e atravessar a Ponte Arrábida (http://paginas.fe.up.pt/porto-ol/lfp/arrabida2.html).
E quem se mete em atalhos , mete-se em trabalhos, fomos nós á procura de um caminho melhor, para chegar á afurada e ... nada! Toca a voltar para trás e foi aqui que a tradição voltou a ser o que era...
O Pedro consegui passar por cima do único pau (que parecia um pinheiro inteiro) num raio de dezenas de metros e enpenou o drop out, quase destruindo o desviador!!!
A nossa sorte, é que o caminho é sempre a descer até á Afurada e a rolar até ao nosso café.
Aqui o ultímo episódio da nossa tour. Estavamos a vir embora, equipamento enfiado e ...
"onde estão os meus óculos?"
Procura, procura e nada. Olha outra vez... e nada. Bem, lá se foram...
E diz o jorge...
" Por acaso não são esses que trazes no pescoço?"
E não é que eram? Mas não estavam lá, juro que não!!!

No comments: